Siga

January 23, 2020

November 28, 2019

Please reload

Posts Recentes

Qual é o seu propósito?

March 17, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

CAPTAÇÃO DE ALUNOS – PARTE 3/3

August 15, 2017

COLEÇÃO: MARKETING EDUCACIONAL

SÉRIE: CAPTAÇÃO DE ALUNOS – PARTE 3/3

TEMA: PREÇO VS RECOMPENSA

 

Este é o último texto da série “Captação de Alunos”, que compõe a coleção MARKETING EDUCACIONAL. Nesse derradeiro vamos falar sobre como as instituições de ensino entregam valor aos seus clientes, como cobram por seus serviços e como entregam resultados, frente ao custo agregado.

 

RESUMO: A recompensa, teoricamente, seriam notas altas, comportamento aperfeiçoado, aprovações, etc., mas há elementos invisíveis que garantem resultados sólidos. Ar condicionado, tecnologia digital, sensores, plataformas adaptativas e tantas outras ferramentas modernas vieram transformar o espaço escolar, mas parece que ainda falta alguma coisa. Uma volta com os novos pais pela escola é a praxe da maioria das escolas, mas como provar para os novos “sócios” que a minha escola é a melhor escolha para seus filhos?

 

 

 

Falar que a educação está falida é clichê. Dos piores. Existem escolas paupérrimas que estão mudando positivamente a realidade de seus alunos, e existem escolas caras que não devolvem o resultado proporcional ao gordo valor impresso no boleto mensal que seus clientes recebem. Estou aqui para falar de marketing, não de pedagogia, e nem mesmo de administração escolar. Mas, o marketing moderno está penetrando em níveis cada vez mais sensíveis da realidade das empresas. Não se pode mais apenas desenhar estratégias de preços, comunicação e atendimento ao cliente, comercial e cientificamente. O marketing educacional deve, sim, estar em salas de aula, nas orientações pedagógicas, nos pátios de recreio, nas bibliotecas, nas aulas de reforço, nos cafés com a família, nas festas juninas, enfim, em cada pedacinho real e pulsante da realidade escolar. A grande resposta está nos detalhes.

 

Antes de comprar objetos, a escola precisa encontrar a sua voz. Antes de investir em infraestrutura, a escola deve conhecer os valores que a tornam única. Uma vez compreendido o poder que há nas premissas que regem a proposta de uma escola, fica mais fácil chamar a atenção das pessoas que vão desejar ardentemente fazer parte da sua história. Todos precisam aprender, todos precisam se preparar para encarar e vencer o mundo, mas todos desejam fazer isso de uma forma única, que lhes prove que vale o sacrifício de acordar de manhã cedo e partir ao encontro das pessoas que estão transformando a sua existência, dando motivos para ir adiante, rumo aos seus sonhos mais ousados. Um marketing que se mistura com todas as camadas da escola vai ser capaz de entender suas necessidades.

 

A Escola saudável entende a importância de promover a criatividade, a conexão, a autonomia e a expressão de seus alunos. E, para isso, não precisamos, necessariamente, de muitas tecnologias. Ela é bem-vinda, mas deverá ser coadjuvante em um universo que prioriza o elemento humano. Há um medo no ar. Medo de sair de casa, receio de que o “mundo lá fora” está violento e imprevisível. Busca-se cada vez mais recursos para proteger nossos filhos. Imagina-se que a escola é o lugar mais seguro do mundo, depois de nossas casas e do útero de uma mãe. Todas essas premissas já foram jogadas por terra, mas a escola ainda é a única esperança que nos restou.

 

Um pai no balcão de matrícula quer ter a certeza de que, não importa o valor a ser pago, o seu filho vai ser, além de muito bem tratado, alimentado, ensinado e formado, será, mais que isso tudo, inspirado a sair de lá e encarar o mundo, acreditando ser capaz de fazer alguma diferença, nesse mundo que sempre foi violento e, independente disso, sempre soube respeitar boas ideias e gente ousada.

 

 

***

 

Foi uma experiência muito revigorante poder falar desses assuntos, durante esse tempo de aprendizado e crescimento. Espero que você tenha gostado. Em breve, teremos novas aventuras pelo imenso universo do marketing e todas as suas infinitas possibilidades. Estamos preparando novas séries voltadas para os temas Criatividade, Marketing Digital e Identidade Visual. Aguarde...

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload