Siga

December 18, 2018

December 12, 2018

December 5, 2018

Please reload

Posts Recentes

POR QUE NÃO SOU CRIATIVO? 2

June 24, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

A SUTIL ARTE DE LIGAR O F*DA-SE

February 26, 2018

Bom dia! Vamos começar um novo espaço aqui no Blog, para falar dos livros que estamos lendo. Acabei de terminar o excelente A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, do autor Mark Manson. O próximo da fila será o promissor O Andar do Bêbado, de Leonard Mlodinow. Em breve, vamos trocar umas ideias sobre ele também…

O livro de Manson é um manifesto, não tão sutil assim, contra as babaquices de nosso mundo atual. Digo babaquices, pegando emprestada uma das palavras comuns de seu texto. Para ele é preciso um senso mais apurado em relação aos erros, defeitos, cagadas, malfeitos, vacilos, etc. que cometemos, que vivemos, que experimentamos, que assistimos.

 

Lidamos mal com o erro pessoal e o alheio.

 

 

 

Ligar o foda-se é uma difícil arte, na qual é exigido um estômago forte o suficiente e uma imunidade emocional capazes de lidar com situações completamente novas. Afinal, estamos programados para sermos simpáticos mesmo não querendo e até mesmo quando não seria necessário. Ele diz que estamos intoxicados por uma cultura que exige de nós uma predisposição constante para uma alegria que nunca acaba. Isso é doentio.

 

Ninguém consegue ser assim, se não for à base de volumes cada vez maiores de substâncias químicas. Há falta de sinceridade. Há ausência de pessoas que dizem exatamente o que estão sentindo. E, quando aparece uma, é execrada instantaneamente, à queima roupa. Crucificada no primeiro poste, sem misericórdia. Afinal, não podemos revelar manchas, imperfeições ou defeitos. Afinal, o mundo é “perfeito”. Pelo menos foi isso que nos ensinaram na escola, nas revistas, na TV, nas mídias sociais.

 

O problema é que, na realidade, não estamos tão felizes assim, diga-se de passagem que o mal do século é a depressão, a doença que mais mata atualmente. Precisamos aliviar a carga. Precisamos ligar o foda-se para muitas coisas, principalmente para nós mesmos, pois somos sabotados o tempo todo por um ego prolixo e inconstante, que nunca cala a sua boca.

 

Conhece o livro? Tem vontade de ler? O que acha das ideias do Mark Manson?

Vamos falar a respeito…

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload