Siga

December 18, 2018

December 12, 2018

December 5, 2018

Please reload

Posts Recentes

POR QUE NÃO SOU CRIATIVO? 2

June 24, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

DESIGN: TRANSFORMADOR DO FUTURO (III/III)

February 11, 2017

CAPÍTULO III: A ARTE DA SIMPLICIDADE

 

Metáforas são uma boa forma de simplificar as coisas. Basta fazer uma boa associação de sentido pra facilitar o entendimento das pessoas. Às vezes, uma situação super complexa pode ser explicada em poucas palavras, quando usamos uma metáfora simples. Leonardo da Vinci, um dos homens mais complexos e marcantes da história, já havia declarado que “simplicidade” é o que há de mais sofisticado para o ser humano. Será?

 

 

Steve Jobs, na hora de conceber os primeiros produtos da Apple, decidiu atribuir sentidos e significados à tudo que estava criando naquele momento. Ele acreditava que as coisas precisavam ser simples o suficiente para inspirar intuitivamente quem fosse usar seus computadores. Um bom exemplo de "atribuição" dos valores da Apple está nas pequenas decisões: Jobs passou horas aperfeiçoando as bordas das janelas no primeiro Macintosh. Quando seus projetistas reclamaram, ele argumentou que os usuários iriam olhar para aqueles detalhes por horas, então eles tinham que ser muito bem feitos.

 

Eu acredito que essas lições intuídas por Steve Jobs estarão sempre em evidência. Ainda hoje, o Facebook mantém um laboratório de impressão analógica, com a noção de que eles vão encontrar as melhores metáforas para interações de computador do mundo real. A arte do design será sempre simplificar as coisas, se valendo dos detalhes acerca de como as pessoas vivem. No futuro, as perguntas sobre como será o destino do design permanecerão. Na era do design virtual, que é avaliado num piscar de olhos, as primeiras impressões acontecem em momentos cada vez menores.

 

Espero que você tenha apreciado essa série sobre design, e como ele influencia tudo em nossas vidas. Em breve, teremos mais novidades. Comente e compartilhe esse material, pra que possamos aumentar a discussão sobre esse tema que considero extremamente importante para o nosso mundo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload